Depois dos rumores da semana passada, a Microsoft confirmou hoje a compra da Mojang AB, criadora de Minecraft, por U$ 2,5 bilhões. De acordo com comunicado a imprensa, a Microsoft disse que espera que o acordo seja fechado oficialmente até o final deste ano. Os fundadores da Mojang, incluindo Markus “Notch” Persson irão se desligar da companhia.
A Microsoft promete respeitar a marca e o espírito independente do jogo e irá continuar com a tradição de inovação. A empresa também confirmou que a conferência Minecon irá continuar no ano que vem. Por sua vez, a Mojang disse emcomunicado que “não existe razão para interromper o desenvolvimento, venda e suporte” para todas as versões atuais.
A Mojang, através do executivo Owen Hill, justifica a venda para a Microsoft dizendo que o projeto passou de “um simples jogo para algo de monumental significância”. E completa: “Notch é o criador de Minecraft e o principal acionista da empresa e ele decidiu que não quer a responsabilidade de ser dono de uma companhia com tamanha importância. Nos últimos anos ele tentou trabalhar em projetos menores, mas a pressão de ser responsável por Minecraft foi muito grande. A única opção era vender a Mojang. Ele continuará a criar coisas bem legais, não se preocupem"
A Mojang acredita que a Microsoft tem potencial para elevar Minecraft para o patamar que o game merece. Apesar de ter confirmado que o suporte para plataformas atuais não será interrompido, a Mojang foi cautelosa e completou: “Claro que a Microsoft não pode tomar decisões por outras empresas ou prever as escolhas que as mesmas possam vir a fazer no futuro”. Phil Spencer, diretor da divisão Xbox da Microsoft também disse que a empresa pretende que Minecraft continue disponível em todas as plataformas, incluindo iOS, Android, PlayStation, Xbox e PC.
As conversas sobre um possível acordo entre ambas as empresas começaram quando a Mojang trabalhou com a Microsoft para trazer Minecraft para o Xbox 360 dois anos atrás. O sucesso do jogo na plataforma fez com que o relacionamento das duas empresas se fortificasse e criou uma base para novas oportunidades.
Em Junho de 2014, Minecraft, o mais popular game da atualidade, alcançou a marca de 54 milhões de unidades vendidas em todas as plataformas disponíveis. Só no PC são mais de 15 milhões de unidades. O lançamento no PS4 e Xbox One aconteceu a duas semanas atrás e como em todas as outras plataformas, foi sucesso imediato. O game foi lançado originalmente em 2011, depois de um período de dois anos em beta. Este é o único grande lançamento da Mojang desde então. A empresa já criou mini-games como parte de competições que promove, mas nada comercial.
A Mojang se junta a outros estúdios da Microsoft Studios como a 343 Industries (de Halo), Turn 10 Studios (de Forza), a Lionhead Studios (de Fable), a Rare (Kinect Sports) e a Twisted Pixel (de LocoCycle).
Nenhum comentário:
Postar um comentário