Com lançamento previsto para 10 de fevereiro em versões para PC, PlayStation 4 e Xbox One, “Evolve” faz sucesso por onde passa: eleito o melhor jogo da E3 e da Gamescom, o jogo quer revolucionar o jeito de jogar co-op, com uma fórmula que coloca quatro caçadores contra um monstro aterrorizante, em partidas emocionantes, estratégicas e repletas de reviravoltas.
O UOL Jogos teve a oportunidade de jogar “Evolve” por três horas, o suficiente para concluir que o game só melhora com o passar do tempo, quando cada jogador entende as suas funções na partida.
Eis a seguir seis coisas que você precisa saber sobre o game:
1 – Inspiração: de King Kong ao Predador
O conceito em torno de “Evolve” estava em maturação pela Turtle Rock Studios desde os tempos de “Left 4 Dead”. Chris Ashton e Phil Robb, fundadores da produtora, ainda trabalhavam em “Counter-Strike” quando mostravam interesse em desenvolver um game co-op que replicasse situações vistas em filmes como “King Kong” e “Alien vs. Predator”, em que grandes e perigosas criaturas lutam contra um bando de pessoas. “Faltava tecnologia para viabilizar a ideia na época, mas agora os consoles avançaram o suficiente”, conta Robb, que também aponta a caça como inspiração para “Evolve”.
2 – Single-player = Multiplayer
Sim, “Evolve” terá um modo single-player, que vai funcionar em moldes parecidos aos de “Left 4 Dead”, ou seja, qualquer “vaga” disponível, seja como monstro ou caçadores, será preenchida por bots. É também um jeito interessante para treinar com um personagem recém-liberado antes de dar as caras online, por exemplo. Mas a Turtle Rock não esconde a verdadeira vocação do jogo: “No fundo ‘Evolve’ é uma experiência multiplayer mesmo quando você joga sozinho”, aponta Robb, que diz ainda se surpreender com a quantidade de pessoas que nunca jogaram “Left 4 Dead” online.
3 – É um troll? Seja o monstro
Jogar “Evolve” é uma experiência extremamente recompensadora quando cada participante sabe desempenhar seu papel na partida, especialmente entre os caçadores, que precisam cooperar entre si o tempo inteiro. Em outras palavras, o chamado “comportamento tóxico”, típico dos trolls da internet, pode arruinar a diversão: “Não seremos nós que vamos encontrar uma solução para os trolls: o anonimato da internet põe em risco qualquer multiplayer”, conforma-se Robb, que se diverte ao sugerir que os jogadores tóxicos sejam o monstro, cuja função, no fundo, é causar destruição, pura e simples. A Turtle Rock ainda vai oferecer recursos como tutoriais e um sistema de votação para “expulsar” jogadores de forma a minimizar os vândalos virtuais.
4 – Domine o mapa, domine o jogo
Os mapas de “Evolve” – serão 12, no lançamento – escondem surpresas raramente agradáveis, principalmente para os caçadores: há criaturas neutras, umas mais hostis que as outras, cuja localização é definida de forma aleatória a cada partida. “Conhecer o mapa não é fundamental para se divertir, mas para jogar em alto nível é preciso dominá-lo”, sacramenta Robb. Para os caçadores, uma revoada repentina de pássaros pode dar pistas sobre a localização do monstro, mas um repentino riacho pode fazer perder a pista do paradeiro do mesmo. São detalhes sutis, mas que fazem a diferença.
5 – Um jeito diferente de contar historia
Não é por se tratar de um jogo essencialmente multiplayer que “Evolve” vai descuidar do enredo. Ao menos é o que garante a Turtle Rock, que gosta de se referir à trama como “enredo emergente”. Na prática, a história não será narrada de forma linear, e sim através dos diálogos entre os personagens, quando o jogador terá a chance de “pescar” certas nuances sobre o que está acontecendo em “Evolve”: “Você não saberá que Markov e Lazarus [dois dos personagens do jogo] têm essa relação interessante até jogar com ambos na mesma equipe”, exemplifica Robb.
6 – Quatro classes, um monstro e múltiplas possibilidades
Os papéis em “Evolve” são muito bem definidos: quatro classes, sendo assalto, suporte, médico e “trapper”, além do monstro, é claro. Porém, a Turtle Rock vai manter o jogo fresco com múltiplas opções de personagens – na versão de lançamento serão 12 caçadores e dois monstros, fora os DLCs. Tomemos o “trapper” como exemplo: Maggie conta com uma criatura, Daisy, capaz de farejar o rastro do monstro; já Griffin possui um arpão que, bem disparado, mantém o monstro preso ao solo. Em outras palavras, uma mesma classe oferece diferentes maneiras de jogar.
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